Estar com os componentes da suspensão checados periodicamente contribui é essencial para promover a segurança do veículo e do motorista nas estradas.  Afinal, são eles os responsáveis por manter o contato permanente dos pneus com o solo.

“São eles que proporcionam segurança, conforto e estabilidade aos condutores e passageiros”, afirma Juliano Caretta, coordenador de Treinamento Técnico da Monroe.

Quando desgastada, a peça pode ainda comprometer a estrutura do veículo e acarretar sérios problemas de dirigibilidade. “Componentes com problemas afetam a capacidade de frenagem do veículo, exigindo uma maior distância para o processo, especialmente em velocidades elevadas. Uma maior demora na resposta ao desviar de um obstáculo também pode ocorrer, colocando em risco a segurança dos ocupantes”, alerta Juliano Caretta.

Além das más condições das estradas, a deterioração de outros componentes internos da suspensão são os maiores causadores de problemas nos amortecedores.

A Monroe recomenda a revisão periódica das peças a cada 10.000 quilômetros ou conforme especificação da montadora.

Manutenção Suspensão

Dicas para manter o componente em boas condições:

  • Dirigir em baixa velocidade por pistas em más condições,
  • Evitar fazer alterações na suspensão,
  • Respeitar os limites de carga os prazos de revisão da peça

 

* Essa matéria foi originalmente elaborada pela Revista O Carreteito, para ler essa reportagem e/ou outras da Revista, acesse: http://www.ocarreteiro.com.br/